domingo, 16 de novembro de 2008

Math 'till tears, by JF

Publicada por Gang

Este episódio remonta, mais uma vez ao ano de 1998, ano pródigo em muitos acontecimentos nas nossas vidas...uns bons...outros...nem tanto!!
Mas foi sem dúvida um momento marcante para todos nós esse 12º Ano, numa das escolas secundárias mais badaladas do "jet set" português por motivos que agora não interessam nada...
Esta aventura teve lugar no 3º Período, dado que alguns de nós já tínhamos anulado algumas disciplinas, incluindo a Matemática.
Naquele fim de Ano Lectivo, restavam 3 "sobreviventes"...o P., o H. e eu, para complemtar a disciplinar de Matemática.
Disciplina essa, que era leccionada pela nossa grande "amiga", "A Pxrvx", cognome atribúido por nós, em virtude do cognome por ela atribúido à nossa turma...12º P....P de Palermas...!!!
A clarividência e o conhecimento desta figura marcou-nos para sempre....a sua visão e profundidade de actuação, bem como a sua pedagogia eram extraordinários....
Os seus instrumentos de trabalho também eram muito poderosos...o que nos levou algum tempo a compreende-los....uma Bandelete e um "Dossier Amarelo", inestimável, mais valioso que o livro mais publicado pela humanidade. A Bandelete, qui ça, seria muito provavelmente de tecnologia extraterrestre, pois permitia a leitura do "Dossier Amarelo", onde estavam escritas todas as soluções para os problemas matemáticos pela " A Pxrvx", expostos nas aulas...mas somente esses...todos os outros que não estivessem lá, não eram dignos da sua atenção, e a sua resposta poderia acabar num lacónico "A solução..é só fazer as contas, mas...em casa!"pois de outra forma não poderia ser....
Desculpem a demora, mas ainda não cheguei ao episódio que aqui me trouxe hoje...
No entanto, não podia deixar de contextualizar....
Então vamos lá.....
Era uma manhã como tantas outras...com a excepção de irmos ter teste de matemática, eu como é obvio, não estava nada preparado...
Mas enfim....
Já tínhamos a hora marcada...e lá fomos, o P. o H. e eu.
O tempo foi passando e a situação estava a correr mal para o meu lado....pensei que fosse o único...no entanto....a realidade era diferente....
Após ter visto várias vezes a desgraça que estava a fazer, levantei os olhos da folha de ponto, e olhei em redor...em busca de alguma solução perdida, ou simplesmente para me alhear por instantes daquela realidade tenobrosa....
Ao percorrer a sala com o olhar fixo-me num dos grandes amigos...o H.,....inevitavelmente rimo-nos...não falámos...já não era preciso...como de costume...os nossos pensamentos estavam em sintonia....estavamos ambos a fazer asneira e da grossa....
A muito custo contivémo-nos para não nos desmancharmos a rir às gargalhadas em pleno teste.
Eu mordia os lábios, e vim a saber mais tarde que o H. fez o mesmo!
O P. terminou o teste primeiro e saíu.
A muito custo eu e o H. aguentámos sem nos rirmos até ao fim do tempo regulamentar..
Quando transpusemos os "Portões da Masmora", em que se tinha tornado aquela sala de aula, e podemos desagrilhoar-nos...foi impressionante....
Percorremos um corredor de 15 a 20 metros a rir que nem dois malucos....foi rir às gragalhadas até chorar....o P, a C. a CC. e o M., não compreendiam..nós não conseguiamos parar de rir...só quando chegámos ao bar é que acalmámos e contámos a história....
Ficou para sempre nas nossas memórias este episódio....podíamos ter chorado até mais não...mas claro...a nossa boa disposição não permitiu tal facto....
O que contava...e o que conta para nós....mais que números e notas, são os momentos de cumplicidade...irrepetíveis...e que nos fazem rir e saborear este passado, não com nostalgia, mas sim com alegria de o podermos ter vivido juntos....
A propósito....as notas foram uma desgraça...como era de esperar....

2 comentários:

Pai do Zé Felipe disse...

Lembro-me deste episódio como se tivesse acontecido hoje de manhã.... ainda me lembro dos suores frios que correram pelo meu rosto qd olhei para aquele teste e não percebia patavina do que lá estava escrito, será que precisavamos também de uma bandolete para resolver aqueles problemas... ao ler esta história fez-me lembrar da Undertaker e os seus belos sapatinhos que ela tinha tirado de um corpo em decomposição que tinha desenterrado no cemitério

Gang disse...

A Undertaker tb cá vai figurar, não desanimes!!!Dai-me tempo....JF